top of page
Folhas tropicais

Publicações

Teses e dissertações

Nathalia Virginia Veloso Aguiar. ESTUDO DO COMPORTAMENTO ESPECTRAL E USO DE INDICADORES HISTÓRICOS E DE CONTEXTO NA CLASSIFICAÇÃO DE FLORESTAS EM REGENERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA. Início: 2020. Dissertação (Mestrado profissional em Recursos Florestais) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. (Orientador).

Matheus Ogasawara. Impacto das mudanças climáticas no regime hídrico de riachos do sudeste do Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Recursos Florestais) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Silvio Frosini de Barros Ferraz.

Clarissa de Araujo Barreto 2019.Tese de doutorado. Eucalipto, água e sociedade: a construção de representações no Vale do Paraíba, SP. 

Carla Riovane Chiles 2019.  Dissertação de mestrado. Geração de escoamento direto em microbacias hidrográficas com coberturas florestais na região subtropical

Katherine Vásquez Vásquez 2019.  Dissertação de mestrado. Hidrologia de microbacias em função da dinâmica da cobertura florestal

Glaucia Regina Santos. Integridade Ecológica de riachos de diferentes usos do solo. 2018. Tese (Doutorado em Recursos Florestais) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Silvio Frosini de Barros Ferraz.

Lara Gabrielle Garcia 2018. Tese de doutorado. Composição e configuração da cobertura florestal na bacia hidrográfica e seus efeitos nos serviços hidrológicos.     

Renata Siqueira Melo. 2017. Dissertação de mestrado. Resposta da assembleia de aves ao planejamento da paisagem em florestas plantadas. 

Carla Cristina Cassiano. 2017. Tese de doutorado. Efeitos hidrológicos da composição da paisagem em microbacias com florestas plantadas de Eucalyptus.

Carolina Bozetti Rodrigues. 2017. Tese de doutorado. Efeitos do manejo de florestas plantadas de Eucalyptus sobre os recursos hídricos superficiais na escala de microbacias hidrográficas. 

Glaucia Regina Santos. Produção e decomposição de folhedo em vegetação secundária com a influência do eucalipto na zona ripária. 2016. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Silvio Frosini de Barros Ferraz.

Ricardo Hideo Taniwaki. 2016. Tese de doutorado. Effects of intensive agriculture in the structure and functioning of tropical headwater streams.

Rodrigo Eiji Hakamada. 2016. Tese de doutorado. Physiological responses and soil water balance of clonal Eucalyptus under contrasting spacings and genotypes.

Cassio Bueno Maia. 2016. Dissertação de mestrado. Balanço hídrico climático distribuído como suporte a decisão para ações de restauração florestal na bacia do rio Piracicaba.

Frederico Miranda. 2016. Dissertação de mestrado. Efeitos de fatores físicos e da manutenção na produção de sedimentos finos em estradas

florestais.

Vinícius Guidotti de Faria. 2016. Dissertação de mestrado. Priorização de áreas para restauração florestal visando conservar solo, água e biodiversidade em paisagens agrícolas.

Yuri Arten Forte. 2016. Dissertação de mestrado. Efetividade das áreas protegidas para a conservação da natureza sob a abordagem dos serviços ecossistêmicos na bacia do rio Corumbataí.

Lara Gabrielle Garcia. 2015. Dissertação de mestrado. Uso do corte raso em mosaico visando à redução dos efeitos hidrológicos em florestas

plantadas.

Paulo Guilherme Molin. 2014. Tese de doutorado. Dynamic modeling of native vegetation in the Piracicaba River basin and its effects on ecosystem services.

Carla Cristina Cassiano. 2013. Dissertação de mestrado. O papel dos remanescentes florestais na manutenção da qualidade da água em microbacias agrícolas.

Rodrigo Anzolin Begotti. 2013. Tese de doutorado. O papel dos remanescentes florestais na retenção da biodiversidade e conservação da água em uma paisagem fragmentada na região central de Rondônia.

Michel Metran da Silva. 2012. Dissertação de mestrado. Dinâmica espaço-temporal das áreas variáveis de afluência da bacia do córrego do

Cavalheiro.

Andreia Arruda de Oliveira Mosca. 2008. Tese de doutorado. Avaliação dos impactos ambientais de plantações de eucalipto no Cerrado com base na análise comparativa do ciclo hidrológico e da sustentabilidade da paisagem em duas bacias de segunda ordem.

Carolina Bozetti Rodrigues. 2007. Dissertação de mestrado. O efeito do nivelamento de estradas florestais na produção de sedimentos.

Claudia Moster Barros. 2007. Dissertação de mestrado. Avaliação hidrológica da zona ripária através da análise da água subterrânea ao longo das vertentes de uma microbacia experimental.

Maureen Voigtlaender. 2007. Dissertação de mestrado. Caracterização hidrológica e biogeoquímica de microbacias: uma comparação entre Mata Atlântica e Pinus taeda L..

Elisa Hardt Alves Vieira. 2006. Dissertação de mestrado. O licenciamento ambiental de portos de areia da bacia do rio Corumbataí como instrumento para a recuperação de áreas de preservação permanente.

Katia Cristina Bortoletto. 2006. Dissertação de mestrado. Aplicação de SIG na estimativa da produção de sedimentos por erosão laminar em microbacias hidrográficas com floresta plantada e com floresta natural.

Claudia Mira Attanasio. 2004. Tese de doutorado. Planos de manejo integrado de microbacias hidrográficas com uso agrícola: uma abordagem hidrológica na busca da sustentabilidade.

Lucia Vidor de Sousa Reis. 2004. Tese de doutorado. Cobertura florestal e custo do tratamento de águas em bacias hidrográficas de abastecimento público: caso do manancial do município de Piracicaba.

Andreia Arruda de Oliveira Mosca. 2003. Dissertação de mestrado. Caracterização hidrológica de duas microbacias visando a identificação de indicadores hidrológicos para o monitoramento ambiental do manejo de florestas plantadas.

Hudson Carlos Lissoni Leonardo. 2003. Dissertação de mestrado. Indicadores de qualidade de solo e água para a avaliação do uso sustentável da microbacia hidrográfica do rio Passo Cue, região oeste do Estado do Paraná.

Noemi Mabel Rodriguez Anido. 2002. Dissertação de mestrado. Caracterização hidrológica de uma microbacia experimental visando identificar indicadores de monitoramento ambiental.

Viviana Kyoko Oki. 2002. Dissertação de mestrado. Impactos da colheita de Pinus taeda sobre o balanço hídrico, a qualidade da água e a ciclagem de nutrientes em microbacias.

Carla Daniela Câmara. 1999. Dissertação de mestrado. Efeitos do corte raso de Eucalipto sobre o balanço hídrico e a ciclagem de nutrientes em uma microbacia experimental.

Ana Rosa Tundis Vital. 1996. Dissertação de mestrado. Efeito do corte raso no balanço hídrico e na ciclagem de nutrientes em uma microbacia reflorestada com Eucalipto.

Francisco Carlos Soriano Arcova. 1996. Dissertação de mestrado. Balanço hídrico, características do deflúvio e calibragem de duas microbacias hidrográficas na Serra do Mar, SP.

Fernando Paiva Scardua. 1994. Dissertação de mestrado. Caracterização hidrológica de uma microbacia hidrográfica da Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga, Esalq.

José Raimundo de Souza Passos. 1993. Dissertação de mestrado. Modelagem e simulação de hidrógrafas.

Guilherme de Castro Andrade. 1991. Dissertação de mestrado. Efeitos do reflorestamento e do desmatamento sobre a hidrologia, erosão do solo e fluxo de nutrientes em microbacias no semi-árido do Rio Grande do Norte.

Maurício Ranzini. 1990. Dissertação de mestrado. Ciclagem geoquímica de nutrientes e perdas de solo em duas microbacias reflorestadas com Eucalyptus saligna no Vale do Paraiba, SP.

bottom of page