top of page

PROMAB realiza evento com o tema “Atualização Técnica sobre Estradas Florestais e Conservação de Sol


Nos dias 07 e 08 de abril realizou-se o evento “Atualização Técnica sobre Estradas Florestais e Conservação de Solo e Água” organizado pelo Programa Cooperativo sobre Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas (PROMAB) e pelo Laboratório de Hidrologia Florestal (LHF/ESALQ/USP). O evento ocorreu no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, em Piracicaba-SP, com a participação de cerca de 90 pessoas, entre profissionais de empresas, pesquisadores e estudantes. O objetivo deste encontro foi fomentar discussões técnicas sobre novas ferramentas e estudos com estradas florestais, principalmente levando em conta a conservação de solo e água.

O evento contou com palestras professores e pesquisadores envolvidos com estudos na área de estradas florestais, abordando temas importantes como manejo de microbacias, geotecnia e escoamento superficial, técnicas construtivas e dimensionamento de estruturas de drenagem, práticas conservacionistas nos talhões e manejo em áreas naturais, técnicas de quantificação de sedimentos e uso do SIG na modelagem de escoamento superficial e geração de sedimentos.

Temas como a visão da certificação florestal sobre estradas, programas públicos na manutenção de estradas rurais foram abordados. Por parte das empresas florestais, foram apresentados o uso do microplanejamento como ferramenta para adequação de estradas, conceitos e aplicações de uma nova ferramenta de indicadores para o manejo florestal, identificação de trechos críticos, práticas conservacionistas aplicadas a redução de impactos no campo e recuperação de áreas degradadas e redução de impactos em áreas arenosas.

Segundo o prof. Silvio Ferraz, coordenador científico do PROMAB, “o evento atingiu seus objetivos, trazendo discussões muito importantes para o setor, que está muito atento as questões das estradas florestais. Observou-se que a operação está mais integrada ao manejo florestal e existem muitas técnicas sendo aplicadas, tanto no planejamento como na construção e manutenção de estradas. Mas ainda é preciso avançar, sobretudo na aplicação de novas técnicas de planejamento, re-adequação e manutenção das estradas, pois estas são uma das principais fontes de impactos nos recursos hídricos e há uma tendência de aumento das exigências ambientais por parte dos órgãos públicos, certificação e de comunidades presentes no entorno dos empreendimentos”.

Foram levantados diversos desafios no evento, como a readequação das malhas viárias, reduzindo a densidade, melhorando a locação e reavaliando estradas de contorno de APP; a necessidade da maior divulgação dos benefícios trazidos pelas estradas, assim como os bons exemplos de práticas conservacionistas já aplicados pelas empresas; avançar nas técnicas de monitoramento de estradas, permitindo uma rápida e eficaz intervenção em trechos críticos. Ainda, foi demonstrado que investimentos em manutenção e construção adequada da malha viária são viáveis, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, mensagem que precisa ser disseminada no setor.

Para Arthur Vrechi, coordenador executivo do PROMAB, “O evento contou com uma boa participação dos profissionais envolvidos com estradas e sustentabilidade no setor florestal e é nítida a necessidade de realizar mais eventos sobre o tema, com a finalidade de integrar empresas, produtores rurais, academia, órgãos públicos e o terceiro setor, visando alinhar conceitos e expectativas, além da rica troca de experiências.”

bottom of page