24º Congresso Mundial da IUFRO
A International Union of Forest Research Organizations (IUFRO) realizou seu 24º Congresso Mundial entre os dias 5 e 11 de outubro de 2014, na cidade de Salt Lake City – USA. O título do congresso “Sustaining Forests, Sustaining People: The Role of Research” reflete tanto os valores fundamentais relacionados aos profissionais da área florestal como os objetivos da IUFRO, cuja missão é promover a cooperação global em pesquisas relacionadas com as florestas e melhorar a compreensão dos aspectos ecológicos, econômicos e sociais das florestas e das árvores; bem como difundir o conhecimento científico entre os stakeholders e os tomadores de decisão, e contribuir para a política e o manejo florestal.
O evento reuniu mais de 3500 participantes e a exposição de mais de 2000 trabalhos representativos das últimas pesquisas realizadas por centenas de cientistas e estudantes de mais de 100 diferentes países. A estruturação do evento contemplou 5 plenárias, 19 sub-plenárias e mais de 170 sessões técnicas e de pôsteres, organizadas de acordo com os seguintes temas: i) Florestas para as pessoas; ii) Biodiversidade florestal e serviços ecossistêmicos; iii) Florestas e mudanças cilmáticas; iv) Interações florestas e água; v) Biomassa florestal e bioenergia; vi) Florestas e produtos florestais para um futuro mais verde; vii) Saúde florestal em um mundo de mudanças.
O Prof. Silvio Ferraz participou da sessão técnica “Serviços ecossistêmicos promovidos pelas florestas plantadas” com a palestra “Forest Plantation Landscape Management For Water Ecosystem Services Provisioning In Brazil”, na qual apresentou, com base nos dados quantitativos de monitoramento do PROMAB, algumas alternativas de manejo florestal nas escalas macro e meso que podem melhorar os serviços ecossistêmicos relacionados à água e que são provenientes de plantações florestais.
Três alunos da pós-graduação em Recursos Florestais, vinculados ao Laboratório de Hidrologia Florestal (LHF) e orientados pelo Prof. Silvio Ferraz, participaram do evento. O doutorando Rodrigo Hakamada apresentou a palestra “Growth, Water Use, And Water Use Efficiency Of Eucalyptus Under Different Spacings And Genotypes”, na sessão técnica “Conceitos e estratégias de pesquisas em estudos integrados de adaptação à seca”, demonstrando como o espaçamento e a tolerância a seca influenciam a interação entre a produtividade e o uso da água
A doutoranda Carolina Bozetti Rodrigues (foto na capa) apresentou o trabalho “Hydrological Effects After Timber Harvesting Of Eucalyptus Plantation” na sessão “IUFRO Incubator” e o aluno de mestrado Vinicius Guidotti de Faria (foto acima) participou da sessão de pôsteres com pesquisa desenvolvida na microbacia experimental da Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga, intitulada “Effects of different harvesting scenarios in a Brazilian eucalyptus catchment”.
Fonte: IPEF Notícias nº229